quinta-feira, 17 de abril de 2008

Noel Rosa é do povo, como o céu é do avião.



Em 2008, a obra de Noel Rosa será de domínio público. Direitos autorais são a antítese da arte. É uma fita métrica para recortar a alma livre e infinita da criação artística. É uma maneira dos parentes de olhos duros se alimentarem , sugarem, até babar, o legado de um artista. É dar valor para o que se supõe não ter. É capitalismar o choro e a alegria. Achar que a miopia de um pintor precisa de óculos de graus. Direitos autorais são a comprovação de falhamos como humanos ou como idéia de humanos.Fato é que, no Brasil, precisamos esperar 70 anos depois da morte de um autor para usar sua obra, sua visão de mundo, maestria, como deveria-se usar sempre: livremente. “Todo artista tem que ir aonde o povo estar”, já cantava Milton. A criação de um indivíduo inserido dentro de um contexto social pode ajudar em muito o caminhar dessa sociedade. Os jovens e crianças têm que ter acesso a tudo o que é feito. Teriam que ter acesso ao Noel Rosa de forma livre. Aos seus erro e acertos. Ao homem.

Se estamos em um período transmoderno, onde se supõe a tribalização, o toque íntimo e humano de coisas antes divinas, por que a arte, tão libertária, imaterial e anti-ortodoxa, precisa de um dízimo para ser apreciada ?

Ou teremos que matar nossos heróis de overdose para amá-los?
Dado intressante: na Jamaica, esse tempo é de 50 anos após a morte do autor. Isso significa que nossos filhos terão acesso livre à obra de Bob Marley em Maio de 2031. Falta pouco.

Nenhum comentário: