quarta-feira, 18 de junho de 2008

ARGENTINA X ARGENTINA

É dia de Brasil e Argentina. Escrevo atrasado, mas nao importa. Só pra paranbenizar a Fox Sports daqui e o programa Expediente Futbol que, desde segunda, está passando jogos históricos dos dois países. Há algumas coisas geniais:

- Medo argentino em 78: o jogo foi do Brasil. A Argentina nao fez nada de bom e quase que o Roberto Dinamite faz um gol.

- Falcao dá porrada em Maradona: a elegancia falconiana hoje em dia esconde uma das patadas mais bem dadas da Copa de 82. Falcao quase arrancou a perna do ainda incipiente Maradona no meio-campo, logo após Passarela ter quebrado o Zico.

- Falhas do Capacete: Junior, o vovo urubu, na mesma Copa, quase entrega em duas ocasioes um jogo teoricamente fácil. Perdeu duas bolas incríveis na entrada da área. Sorte que o Ramon Diaz viajou.

- Morte ao Muller: nao preciso nem comentar os gols perdidos do suposto atacante em 90. Aliás, vendo friamente, é incrível perceber quantos gols (e quao claros foram) o brasil perdeu.

- Escalacao Tosca: em 90, a escalacao antes do jogo era feita de um modo bizarro. Se colocava um quadrado em vídeo dos jogadores, com o gol atrás deles. É de chorar de rir os movimentos graciosos do bigode do Ricardo Rocha e o Maradona fechando o olho por causa do sol. (Se alguém achar no utube, por favor!)

***

O jogo de hoje tem uma ambiencia interessante. Parecida , mesmo que só um nariz, com as vividas por Peron no meio do século passado. Acontece que, na época, o presidente proibia a selecao argentina de jogar competicoes internacionais "complicadas", com medo de um fiasco nacional e, ao mesmo tempo, uma suposto ambiente negativo para seu governo/ditadura. Além disso, alguns setores futebolísticos tinham pavor que "la nuestra", como era chamado o estilo argentino de jogar, fosse superado (principalmente pelo estilo dos ingleses) e confundisse o orgulho e a identidade do esporte mais importante do país. É claro que os tempos sao outros, é claro que é apenas um jogo da eliminatória, é claro que é contra o Brasil e os deuses ficam se batendo, mas vem numa hora de movimentacao política e economica crucial para os hermanos. É o jogo dividindo espaco com a questao do campo. Cristina ontem lavou as maos, mas o debate continua com forca agora no Congresso. Cristina tem sua aprovacao reduzida a quase nada e nao seria legal mais uma derrota ao orgulho de uma Nacao. Cristina tá fazendo manifestacao na Praca de Maio, um erro estratégico. Todos vao embora da manifestacao pra ver o jogo. E Cristina, como Peron, precisa , mais que nunca, do circenses feliz.

***

Alguns emails elogiaram meu mal-escrito texto sobre o Deus e o Diabo. Pediram mais informacoes. Bem, vou tentar dar é opinioes. E geralmente vazias. Informacao legal eu deixo pro meu amigo Tulio em seu blog Aires Buenos, leitura fundamental pra entender essa cidade e suas sutilezas. Inclusive, parabéns a ele pela criacao do estilo tamborinlazzo, uma onda brasileira e rítmica no panelazzo de jeito gringo de Abasto.

***

Mas preciso dar um pitaco. E é sobre a ausencia da , como chamar, classe pobre urbana portenha. Os panelacos sao da classe média, média-alta (ah, as classes. suponhamos que elas ainda existam). Que estao usando essa questao para reclamarem de outros pontos, principalmente , a meu ver, do hermetismo do governo. Por um lado bom, sao demandas que surgem de um estado democrático, que comeca a azeitar a máquina. Creio que é natural e necessário, se nao fosse vista com a visao bélica de estar certo ou errado dessa classe e do governo. Ponto.

A manifestacao do campo é uma mistura de oligarquias rurais com pequenos e médios produtores, mas gente, povo, basicamente rural. É incrível como a classe menos favorecida de Buenos Aires (a dizer, nesse ponto, centro quase total do país) nao aparece. Alguns motivos para isso? Muitos, inclusive a questao da pobreza merece e terá um texto a parte. Mas como seria formada essa classe urbana portenha? Diferente do Brasil (principalmente do Rio), quando, pela obrigatoriedade do tráfico na pauta, e proximidade das favelas etc, se tem uma delineacao mais clara dos cidadaos que moram em lugares menos favorecidos. Essa faixa da populacao nao tem cara aqui. Ou até tem, mas é geralmente desenhada com preconceito, higienismo e uma visao completamente progressista, a dos "bons selvagens" (como era e ainda é no rio). O governo de acoes populistas diz se movimentar para um povo que é um fantasma. Que nao quase nunca é citado. E, quando o é, é visto como um monte de cartoneiros (recolhem papel, cartolina, lixo e assim ganham o minguado dinheiro), que vêm de lugares distantes da cidade, com a juncao de bolivianos miseráveis e peruanos bandidos (uma classe pobre formada por gente que nao é argentina, vai reclamar leis argentinas?), a gente da villa, que é preguicosa, nao tem educacao , que só sabe cantar cumbia , jogar bola e que é uma mancha na raca quase européia local. Mas nao falam. Ou, se falam, ninguém escuta. Mas que votou na Cristina. É um governo que governa pra quem nao tem voz. E uma classe média que está se transvetindo aos olhos do mundo com a fantasia de povo (ninguém está dizendo que as manifestacoes nao sao necessárias. Pelo contrário, sao aula de democracia e vocacao cidada).

Um comentário:

Túlio disse...

hahahaha... valeu pela citacao! Realmente esse "expediente futbol" da fox sports é muito massa... Essa semana foi só brasil x argentina. No programa sobre os jogos da copa américa pude rever o clássico gol onde TÚLIO MARAVILHA domina a bola com a mão e põe na rede.