sábado, 14 de junho de 2008

SAMBA RARO


O meu amor por samba esbarra na pouca seriedade com que é levado pelas mentes brilhantes e asfálticas do meu país. A geração rock indie tênis vermelho é a que domina os cadernos bês de nossos jornais e as revistas especializadas. Muitos acham que samba é bloco de rua no carnaval, zeca pagodinho no churrasco ou joguinho de sinuca na Lapa numa sexta. Não entendem que o samba é tudo que se tem pra saber sobre música e sobre alma.

Acontece que sambas antigos, gravações originais, raros (e nem tanto assim. Um Martinho da década de 80 não é o que podemos chamar de raridade) são bem difíceis de achar na vida real e na Internet. Na minha febre de vinis, catei muitos num sebo localizado na Carioca no Centro do Rio (reduto de alguns bons djs que se dedicam a isso). E daí veio muito do pouco que conheço. Os discos ficaram no Brasil, mas a febre não.

Pesquisei por dias na Internet. Não achava nada sobre samba que valesse a pena baixar e que já não tinha baixado. Mas aí, numa jogada do destino, achei uma mina de ouro. Trata-se do Blog Prato & Faca.

Lá estão disponibilizados para download discos muito bons, alguns de Ismael Silva (quase impossíveis de achar), Paulinhos do início da carreira, Candeia, até Carlos Cachaça. Ainda não são muitos, mas o acervo parece que está crescendo. Que mais iniciativas como essa decolem.

Aí vai uma dica. Diferente desse que vos fala, um blog que realmente vale a pena de ser acessado.

Nenhum comentário: