terça-feira, 3 de junho de 2008

Carrinhos de bate-bate



Parece que as grandes marcas de automotores se renderam à "solucao verde". Em plena crise do preco do petróleo e inegável degradacao ambiental de nosso planeta, os bem-sucedidos , geniais e dinheiristas (mas desumanizados) empresários da área , comecarao a produzir carros elétricos e/ou mais ecologicamente corretos.

A folha da pamonha está em achar que tudo isso é pelo senso coletivo e de bem-estar social desses homens e mulheres. A decisao vem para se esquivar de uma possível (e provável) falta de combustível no mundo todo e pelo apelo de uma solucao ecológica para a consciencia dos consumidores. A pressao aumenta. Ser tao capitalista já nao vai ajudar tanto a ter capital. Ser green é legal, dá dinheiro e respeito. Segundo o estudo da KPGM, o interesse dos executivos dessas empresas por carros elétricos cresceu 65% de 2006 para 2008.

A idéia é que esses carros sejam movidos à bateria de ions-lítio, usada em celulares e laptops. Além disso, rola o boato que , em 2012, a Comissao Européia pode pedir para que a emissao de CO2 dos modelos nao supere a 120 g/km (atualmente , um carro comum lanca 160g/km). Segundo o El País, um executivo da Renault disse recentemente que "produzir carros economicos com emissao zero de co2 é o objetivo mais importante que a indústria automobilística pode alcancar". Rick Wagoner, presidente de General Motors, disse também que "impulsionamos a diversidade energética a um ritmo e com uma dedicacao sem precedentes". Exemplo disso é que já está aprovado o orcamento para o Chevy Volt, um carro movido a gasolina e eletricidade. E, para acabar de vez com as dúvidas, a GM anunciou que até 2010 fechará algumas fábricas de caminhoes e veículos de grande porte. Tudo visando a producao de carros de baixo consumo. Alguns especialistas ainda acham que se a China anunciar incentivos fiscais, a producao (ve-se exploracao da mao de obra chinesa) vai disparar.

Pode parecer incrível, mas a previsao é que em dois anos já comecem a aparecer os primeiros carros. A Nissan lancará um em 2010 (Japao e Estados Unidos). A austríaca Magna Steyr, que produz os Jeep Commander e Chrysler Voyager, comecará a produzir em 2009 as baterías de ión-litio para uma marca de automóveis ainda nao revelada. O italiano Pininfarina vai lancar um mini-carro eléctrico de luxo em 2010. Nos Eua, a Telsa Motors já produz o Tesla Roadster 100, um modelo esportivo, de potencia e elétrico (para pegar o público masculino que troca a paixao pelo sexo pelo amor ao carro).

Tudo mostra que os carros elétricos estao chegando. Mas , como nada nesse mundo empresarial é bonito, resta saber como se dará isso pelo lado humano. Até que ponto esse afa vai interferir negativamente na mao-de-obra (principalmente dos países em desenvolvimento, onde estao muitas fábricas), que tipo de interferencia ecológica vai haver com a producao desses carros, que concessoes essas empresas vao dar para suportar a pressao do lobby petroleiro (que nao vai querer perder a bufunfa recebida pelo consumo de combustível) e a luta desse mesmo lobby contra o lobby das empresas de informacao (Google, Ebay, etc) , que já se converteram em bons investidores de tais modelos.

Voz Espanha

Voz Eua

Voz Comissao Européia

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